#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Alto nível

20-05-2015 | 06:19
Por Liga Nacional de Basquete

Destaques de suas equipes, Alex Garcia, Collum, David Jackson, Léo Meindl, Marquinhos e Shamell são os candidatos aos dois prêmios de Melhor Ala do NBB 7

Marquinhos, do Flamengo, e Jackson, do Limeira

Jackson (à esq.) e Marquinhos (à dir.) foram eleitos os Melhores Alas na temporada passada e estão na briga por mais um troféu (Luiz Pires/LNB)

Depois de anunciar os três indicados ao prêmio de Melhor Armador do Quinteto Ideal da sétima edição do NBB, a LNB (Liga Nacional de Basquete) anunciou, nesta quarta-feira, os seis candidatos aos dois troféus de Melhor Ala da competição. São eles: Alex Garcia (Paschoalotto/Bauru), Robby Collum (Minas Tênis Clube), David Jackson (Winner/Limeira), Léo Meindl (Franca Basquete), Marquinhos (Flamengo) e Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor).

Dentre os indicados, três deles já faturaram a taça da categoria em suas trajetórias no NBB. Alex Garcia ganhou o prêmio nas quatro primeiras edições do maior campeonato do país, enquanto que Marquinhos levou o troféu de melhor lateral para casa nas últimas quatro temporadas. David Jackson é outro que foi nomeado entre os dois principais alas no ano passado, juntamente dos prêmios de MVP e Melhor Estrangeiro.

Para completar os integrantes do Quinteto Ideal do NBB 7, a LNB ainda anunciará mais seis candidatos aos dois prêmios de Melhor Pivô.  A premiação faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB, que também premiará Destaque Jovem, Melhor Defensor, Sexto Homem, Melhor Atleta Estrangeiro, Jogador que Mais Evoluiu, MVP (Jogador Mais Valioso).

A votação dos indicados a melhores do ano contou com a participação de técnicos, assistentes e capitão das 16 equipes que disputaram a sétima edição do NBB, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Todos os vencedores dos troféus de todas as categorias serão conhecidos no dia 08/06 (segunda-feira), na Festa de Premiação dos Melhores do NBB 7, que será realizada em São Paulo (SP).

+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Técnico do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Estrangeiro do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Jogador que Mais Evoluiu do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Defensor do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Sexto Homem do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Destaque Jovem do NBB 7

Alex Garcia, do Bauru, e Jefferson Campos, do Pinheiros

Alex Garcia foi eleito o Melhor Ala das quatro primeiras edições do NBB. Será que o ‘Brabo’ fatura mais um? (Ricardo Bufolin/ECP)

Ganhador do prêmio nas quatro primeiras edições do NBB, Alex Garcia pode voltar a levantar o troféu de Melhor Ala da competição depois de duas temporadas sem estar entre os melhores. Depois de seis temporadas no UniCEUB/BRB/Brasília, o “Brabo” se transferiu para o Paschoalotto/Bauru e vem fazendo uma grande temporada.

Com médias de 14,7 pontos e 5,5 rebotes e 4,2 assistências por partidas, o ala de 34 anos foi um dos principais destaques da histórica campanha do líder na primeira fase da competição. Além de estar entre os melhores alas, Alex também defender o título de Melhor Defensor, prêmio este que só ele venceu em toda a história do NBB.

Outro que também foi quatro vezes eleito o Melhor Ala do NBB é Marquinhos. O ala de 2,07 faturou o prêmio nas quatro últimas temporadas e aparece como forte candidato a mais um prêmio na categoria. Em seu currículo, o atleta de 30 anos também possui um troféu de MVP da temporada 2012/2013, quando conquistou seu primeiro título nacional com o Flamengo.

Com médias de 16,1 pontos e 4,5 rebotes por partida, Marcus Vinícius Vieira de Souza vem sendo o principal destaque do clube da Gávea na atual temporada e teve papel fundamental para levá-lo a terceira Final de NBB consecutiva. Aliás, desde que chegou ao esquadrão rubro-negro, o atleta chegou à todas as decisões nacionais e ganhou os dois títulos que disputou (NBB 5 e 6).

s

Aos 22 anos, Léo Meindl esteve entre os mais votados e concorre ao prêmio de Melhor Ala do NBB 7 (Luiz Pires/LNB)

Mais jovem dentre os indicados, Léo Meindl, de 22 anos, do Franca Basquete, foi um dos seis alas mais votados ao prêmio. Natural da própria Franca, o ala de 2,00m foi o vencedor do troféu de Melhor Sexto Homem da temporada 2013/2014 do NBB e agora está em busca de mais um troféu individual em sua ainda curta carreira.

Um dos principais pilares da equipe da Capital do Basquete, Léo fechou sua participação na temporada 2014/2015 como cestinha de seu time, com média de 15,7 pontos por partida. Nas dez partidas que fez nos playoffs – cinco contra o Palmeiras/Meltex nas oitavas e cinco contra o Bauru nas quartas de final – com média de 13,5 tentos por jogo.

Eleito Melhor Ala da temporada passada ao lado de Marquinhos, além de faturar também os troféus de MVP e Melhor Estrangeiro do NBB, o norte-americano David Jackson está em sua terceira temporada no basquete brasileiro, a segunda com a camisa da Winner/Limeira. O jogador de 32 anos também está na briga pelo prêmio de Melhor Estrangeiro da competição, contra Shamell, do Mogi das Cruzes/Helbor, e Jamaal Smith, do Macáe Basquete.

Cestinha de todos os tempos do NBB, Shamell está na briga pelo troféu de Melhor Ala (Cleomar Macedo/Helbor)

Cestinha de todos os tempos do NBB, Shamell está na briga pelo troféu de Melhor Ala (Cleomar Macedo/Helbor)

Dono do troféu Oscar Schmidt de cestinha do NBB 6 e maior pontuador também desta edição, o norte-americano Shamell vem fazendo uma das melhores temporadas de sua carreira no Brasil. Dono da média de 20,3 pontos por jogo, o camisa 24 do Mogi das Cruzes/Helbor concorre também ao prêmio de Melhor Estrangeiro da competição ao lado de Jamaal, do Macaé, e David Jackson, do Limeira.

Maior cestinha da história do NBB, com 4728 pontos, o atleta, que atua no Brasil há 11 anos, registrou dígitos duplos na pontuação em 35 dos 38 jogos que disputou na atual temporada, sendo que em 22 delas o jogador anotou 20 pontos ou mais. Shamell está em busca de seu primeiro troféu individual por eleição em sua trajetória no maior campeonato do país.

Natural de Maryland (EUA), Jackson foi o principal jogador da equipe limeirense, vice-líder da fase de classificação, na atual temporada e somou médias de 16,6 pontos, 3,7 rebotes e 3,2 assistências por partida, além de um aproveitamento de 40% nas bolas de 3, 55,1% nos tiros de 2 e assombrosos 94,8% nos lances livres, o melhor desta edição do maior campeonato do país.

Completando a lista de norte-americanos entre os postulantes ao prêmio da Melhor Ala está Robby Collum, do Minas Tênis Clube. O jogador, que defendeu as cores do rival Unitri/Pilhas Energizer por três temporadas (2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013), ficou um ano longe do basquete brasileiro e retornou para ser o principal destaque do clube da capital mineira na sétima edição do NBB.

O experiente ala/armador de 34 anos foi o líder da garotada minastenista e encerrou sua participação no campeonato com médias de 13,4 pontos e 3,7 assistências por partida. Sob o comando de Collum, o Minas foi o quinto colocado na fase de classificação, no entanto, uma lesão o tirou dos playoffs e o esquadrão do técnico Demétrius caiu nas oitavas de final para o Macaé Basquete.

Robby Collum, do Minas

Destaque do Minas na atual temporada, Robby Collum também está no páreo pelo prêmio de Melhor Ala do NBB 7 (Ricardo Bufolin/ECP)

Também foram votados ao prêmio de Melhor Ala do NBB 7:

Andre Laws (São José/Unimed), Desmond Holloway (Paulistano/Unimed), Jimmy Baxter (São José/Unimed), Marcos Mata (Franca Basquete), Marcus Toledo (Pinheiros/SKY) e Robert Day (Paschoalotto/Bauru).

Confira os vencedores do prêmio de Melhor Ala de todas as edições do NBB:

2013/2014 – David Jackson (Limeira) e Marquinhos (Flamengo)
2012/2013 – Robert Day (Uberlândia) e Marquinhos (Flamengo)
2011/2012 – Alex Garcia (Brasília) e Marquinhos (Pinheiros)
2010/2011 – Alex Garcia (Brasília) e Marquinhos  (Pinheiros)
2009/2010 – Alex Garcia (Brasília) e Marcelinho Machado (Flamengo)
2008/2009 – Alex Garcia (Brasília) e Marcelinho Machado (Flamengo)