#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

De cabeça erguida

17-08-2014 | 11:54
Por Liga Nacional de Basquete

Em Chicago, Seleção Brasileira joga de igual para igual com os Estados Unidos, mas acaba derrotada em amistoso preparatório para a Copa do Mundo

Brasil e Estados Unidos fizeram uma partida equilibrada na noite do último sábado, no United Center, em Chicago. O time verde-amarelo jogou de igual para igual com os atuais campeões mundiais e olímpicos, mas acabou derrotado, pelo placar de 95 a 78, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de Basquete.

Com 20 pontos, o jovem pivô norte-americano Anthony Davis foi o cestinha do jogo, seguido por seu compatriota James Harden, autor de 18 tentos. Pelo lado brasileiro, os maiores pontuadores foram o pivô Tiago Splitter, que marcou 16 pontos, e o ala/armador Leandrinho Barbosa e o pivô Rafael Hettsheimeir, responsáveis por 13 pontos cada.

– Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida

Splitter e Davis foram os cestinhas de Brasil e Estados Unidos, respectivamente (Divulgação/CBB)

Splitter e Davis foram os cestinhas de Brasil e Estados Unidos, respectivamente (Divulgação/CBB)

No início da partida, o jogo ficou “lá e cá”. Com boas tramas ofensivas dos dois lados, a partida começou bastante dinâmica e, com pouco mais de cinco minutos de jogo, o placar era favorável aos norte-americanos, mas por apenas cinco pontos (17 a 12). Na parte final da parcial inicial, a Seleção Brasileira teve muitas dificuldades para pontuar e ainda ofereceu diversos contra-ataques aos adversários. Então, os donos da casa aproveitaram para aumentar a vantagem e fecharam a parcial inicial com 14 pontos de frente: 29 a 15.

Mais ligado, o time brasileiro rapidamente desbancou o domínio dos Estados Unidos e, logo no começo do segundo quarto, equilibrou o jogo. Com destaque para as atuação de Tiago Splitter e sem deixar os norte-americanos terem liberdade para atacar, o esquadrão verde-amarelo venceu o período, por 23 a 16, e diminuiu a desvantagem no placar antes da chegada do intervalo (45 a 38).

O roteiro seguiu o mesmo no terceiro quarto. Mesmo com uma boa rotação entre todos os jogadores, o time brasileiro manteve o jogo parelho e, após nova vitória parcial (26 a 23), levou a partida para os dez minutos finais apenas cinco pontos atrás (68 a 63). No último período, os norte-americanos voltaram a apresentar um forte ritmo e recolocaram a vantagem em dígitos duplos para confirmar a vitória diante de sua torcida.

“Alternamos bons e maus momentos, perdemos bolas bobas e precipitamos alguns ataques. Fomos melhor no segundo e terceiro quartos, mas não tivemos o mesmo desempenho no primeiro e no último períodos. E contra uma equipe como a dos Estados Unidos não dá para cometer muitos erros. Mas esse foi nosso quinto jogo de preparação e ainda faremos mais quatro até a estreia na Copa do Mundo. Estamos no caminho certo e confiantes que faremos uma boa competição. Esse resultado não abala a nossa moral”, disse o cestinha brasileiro Tiago Splitter.

Antes de duelar contra os Estados Unidos, os comandados de Rubén Magnano haviam superado Argentina e Angola, no Rio de Janeiro, e levado a melhor sobre o México, em Buenos Aires. Também na capital argentina, a equipe verde-amarela foi superada pelos donos da casa.

Agora, a Seleção Brasileira embarcará para o continente europeu e seguirá sua preparação. Entre os dias 21 e 23 de agosto, Nenê, Alex Garcia, Marquinhos e cia. disputarão o Torneio Internacional da Eslovênia e medirão forças com os donos da casa, Lituânia e Irã. Além disso, antes de estrear no Mundial, os brasileiros ainda enfrentarão novamente o México, já em solo espanhol.

O Brasil está no Grupo A da Copa do Mundo de Basquete e atuará na cidade de Granada durante a fase de classificação. Os adversários na primeira etapa da competição serão: França, Irã, Espanha, Sérvia e Egito. Os norte-americanos estão no Grupo D, ao lado de República Dominicana, Finlândia, Nova Zelândia, Turquia e Ucrânia. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às oitavas de final.

Confira a programação completa da preparação da Seleção Brasileira para o Mundial 2014:

– Super Desafio BRA
Brasil 98 x 60 Angola

Brasil 68 x 59 Argentina

– Torneio Internacional de Buenos Aires (ARG)
Argentina 85 x 80 Brasil
Argentina 96 x 71 México
Brasil 68 x 56 México

– Amistoso Internacional em Chicago (EUA)
Estados Unidos 95 x 78 Brasil

– Torneio Internacional na Eslovênia
21/8 – Brasil x Lituânia
22/8 – Brasil x Eslovênia
23/8 – Irã x Brasil

– 24/08 – viagem para Granada (Espanha)
26/8 – Amistoso contra o México

– 30 de agosto a 14 de setembro – Copa do Mundo da Espanha
1ª Fase – Grupo “A” (Sede: Granada)
30 de agosto – Brasil x França
31 de agosto – Brasil x Irã
1º de setembro – Brasil x Espanha
3 de setembro – Brasil x Sérvia
4 de setembro – Brasil x Egito