HOJE
O DestaqueJovem
Por Liga Nacional de Basquete
Dikembe, Jonas Buffat e João Vitor são indicados ao prêmio Destaque Jovem da temporada 2019/2020; um oferecimento McDonald's
Em meio ao destaque de jogadores experientes e consagrados, uma nova geração vem surgindo no basquete nacional. Dentre vários nomes dessa nova geração, que nos próximos anos devem comandar o basquete brasileiro,três jogadores em franca evolução foram indicados ao prêmio Destaque Jovem do NBB 2019/2020 (oferecido pelo McDonald’s); são eles: Dikembe, Buffat e João Vitor.
O prêmio de Destaque Jovem faz parte da Festa dos Melhores do Ano do NBB desde a edição 2009/2010, tendo sido entregue dez vezes. O último ganhador foi o ala Didi, que mais tarde viria a ser draftado pelo New Orleans Pelicans da NBA. Nesta edição do prêmio, os três buscam a conquista de forma inédita, com todos sendo indicados pela primeira vez.
O prêmio de Destaque Jovem faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB, que contará com prêmios divididos nas seguintes categorias: Quinteto Ideal do NBB (Armador, Alas e Pivôs), Troféu Ary Vidal – Técnico do Ano (apresentado por Unisal), Jogador com Maior Evolução, Destaque Jovem, Defensor do Ano (apresentado por Plastubos), Melhor Sexto Homem, Estrangeiro do Ano e o King of the Season (apresentado por Budweiser).
A votação para essa e todas as outras categorias contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 16 equipes que disputaram a atual edição do NBB, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que acontecerá no dia 10/07, às 19 horas, ao vivo no Facebook do NBB.
Os indicados:
Dikembe (Paulistano/Corpore)

Dikembe teve uma temporada consistente com a camisa do Paulistano (Antonio Penedo/Mogi)
A temporada 2019/2020 foi especial para o pivô Dikembe. No Paulistano/Corpore, clube onde sempre se destacou nas categorias de base, o jogador de apenas 20 anos teve a chance de participar ativamente da rotação da equipe comandada por Régis MarRelli e soube aproveitar a oportunidade. Prova disso são seus números, que de uma temporada para outra cresceram de 6 minutos de quadra para 23,5 (em média), além das médias que nesta edição da competição foram de 10,3 pontos, 7,8 rebotes e 13,8 de eficiência contra 2,3 pontos, 1,2 rebotes na temporada 2018/2019.
Jonas Buffat (Pinheiros)

Em sua primeira temporada no profissional, Buffat foi um dos destaques do Pinheiros (Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete)
A trajetória de Buffat na base do Pinheiros sempre foi marcada pelo sucesso, com o armador tendo ganho praticamente tudo com a equipe do Jardim Europa. Nesta temporada do NBB, o ala/armador teve sua primeira oportunidade na equipe de cima e, logo de cara, mais do que aproveitou a chance que lhe foi dada anotando médias de 20,1 minutos de quadra, 5,1 pontos, 3,1 rebotes e 1,3 assistências.
João Vitor (Unifacisa)

João Vitor se firmou no profissional com a camisa da Unifacisa (Wilian Oliveira/CAP)
Um novo começo na carreira do pivô João Vitor aconteceu nesta temporada do NBB. Após deixar o Flamengo, onde se desenvolveu durante todo período de base, e ter uma breve passagem pelo São Paulo, sendo vice-campeão da Liga Ouro 2019, o pivô se firmou no profissional com as cores da Unifacisa. Seus números comprovam isso e as médias de 18,9 minutos por jogo, 10,2 pontos, 7,0 rebotes e 14,7 de eficiência firmaram o pivô de 2.16cm como peça importante da equipe paraibana no último NBB.
+ Confira os indicados ao prêmio de Jogador Que Mais Evoluiu
+ Confira os indicados ao prêmio de Estrangeiro do Ano
+ Confira os indicados ao prêmio de Sexto Homem do Ano
+ Confira os indicados ao prêmio de Armador do Ano
+ Confira os indicados ao prêmio de Ala do Ano
+ Confira os indicados ao prêmio de Pivôs do Ano
Também foram votados para Destaque Jovem do NBB 2019/2020:
Além dos três finalistas, outros 12 jogadores também foram votados para a categoria; são eles: Gui Carvalho (Minas), Yago (Paulistano/Corpore), Márcio (Sesi Franca Basquete), Augusto (Pato Basquete), Samuel Pará (Bauru), Gabriel (Flamengo), Gabriel Jaú (Bauru), Lucas Cauê (Pinheiros), Pedro Nunes (Flamengo), Ruivo (Paulistano/Corpore), Douglas Santos (Corinthians) e Colina (Mogi das Cruzes).
Confira os vencedores do prêmio Destaque Jovem de todas as edições do NBB*:
2018/2019 – Didi Louzada (Franca)
2017/2018 – Gabriel Jaú (Bauru)
2016/2017 – Alexey (Franca)
2015/2016 – Lucas Dias (Pinheiros)
2014/2015 – Deryk Ramos (Limeira)
2013/2014 – Henrique Coelho (Minas)
2012/2013 – Ricardo Fischer (Bauru)
2011/2012 – Gui Deodato (Bauru)
2010/2011 – Vitor Benite (Franca)
2009/2010 – Raulzinho (Minas)
*o prêmio não foi entregue na primeira temporada (2008/2009)
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca