#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O técnicodo ano

04-07-2020 | 06:13
Por Liga Nacional de Basquete

Guerrinha, Gustavo De Conti e Léo Figueiró concorrem ao prêmio da categoria

Os candidatos ao Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano do NBB 2019/2020 Unisal estão definidos. São eles: Guerrinha (Mogi das Cruzes), Gustavo De Conti (Flamengo) e Léo Figueiró (Botafogo). 

Presente na Festa dos Melhores do Ano (um oferecimento Budweiser) desde a primeira temporada da competição (2008/2009), o prêmio de Treinador do Ano já foi entregue 11 vezes, tendo Gustavo De Conti como maior vencedor, com três troféus, e Léo Figueiró como atual vencedor do prêmio.

O prêmio de Técnico do Ano (apresentado por Unisal) faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB, que contará com prêmios divididos nas seguintes categorias: Quinteto Ideal do NBB (Armador, Alas e Pivôs), Troféu Ary Vidal – Técnico do Ano (apresentado por Unisal), Jogador Que Mais Evoluiu, Destaque Jovem, Defensor do Ano (apresentado por Plastubos), Sexto Homem do Ano, Estrangeiro do Ano e o King of the Season (apresentado por Budweiser).

A votação para essa e todas as outras categorias contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 16 equipes que disputaram a atual edição do NBB, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que acontecerá no dia 10/07, às 19 horas, ao vivo no Facebook do NBB – um oferecimento Budweiser.

Os indicados:

Guerrinha (Mogi)

Guerrinha tem 223 vitórias no NBB (Antonio Penedo/Mogi Basquete )

Treinador com mais vitórias na história do NBB, Guerrinha busca conquistar o prêmio de Técnico do Ano pela primeira vez. Ele foi um dos grandes responsáveis pela campanha de superação do Mogi na temporada 2019/2020, terminando em quinto lugar apesar dos diversos desfalques ao longo do campeonato.  

Gustavo De Conti (Flamengo)

Gustavo De Conti está em busca do quarto troféu (Marcelo Cortes/Flamengo)

Gustavo De Conti é o maior vencedor do prêmio de Técnico do Ano na história, com três troféus. Após conquistar o NBB 2018/2019 à frente do Flamengo, o treinador chegou à final da Copa Super 8 e da Basketball Champions League Américas em 2019/2020. A equipe rubro-negra teve a melhor defesa do último NBB – média de 77,1 pontos sofridos por confronto, além de registrar também o quinto melhor ataque da competição.

Léo Figueiró (Botafogo)

Léo Figueiró conquistou seu primeiro título como técnico de basquete adulto nessa temporada (Antônio Penedo/Mogi Basquete)

Atual vencedor do prêmio de Treinador do Ano, Léo Figueiró fez mais um trabalho brilhante com a equipe do Botafogo nesta temporada. Além de conquistar o título da Liga Sul-Americana de 2019, o treinador levou a a Estrela Solitária a 13 vitórias no NBB.

+ Confira os indicados ao prêmio de Jogador Que Mais Evoluiu

+ Confira os indicados ao prêmio de Estrangeiro do Ano

+ Confira os indicados ao prêmio de Sexto Homem do Ano

+ Confira os indicados ao prêmio de Armador do Ano

+ Confira os indicados ao prêmio de Ala do Ano 

+ Confira os indicados ao prêmio de Pivôs do Ano

+ Confira os indicados ao prêmio de Destaque Jovem

Também foram votados para Treinador do Ano no NBB 2019/2020

Além dos três finalistas, também receberam votos: Helinho (Franca), Mortari (São Paulo), Léo Costa (Minas), Fernando Penna (Rio Claro), Filet (Unifacisa), Bruno Savignani (Corinthians) e Ricardo Oliveira (Brasília)

Confira todos vencedores do Troféu Ary Vidal de Treinador do Ano do NBB na história:

2018/2019 – Léo Figueiró (Botafogo) 

2017/2018 – Gustavo de Conti (Paulistano) 

2016/2017 – Gustavo de Conti (Paulistano) 

2015/2016 – José Alves Neto (Flamengo) 

2014/2015 -Dedé Barbosa (Limeira) 

2013/2014 – Gustavo de Conti (Paulistano)  

2012/2013 – Lula Ferreira (Franca) 

2011/2012 – Régis Marrelli (São José) 

2010/2011 – Hélio Rubens (Franca)

2009/2010 – Lula Ferreira (Brasília) 

2008/2009 -Paulo Chupeta (Flamengo) 

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.