#JOGAJUNTO

LNB

16 anos de transformação

01-08-2024 | 06:50
Por Liga Nacional de Basquete

LNB completa mais um aniversário de uma trajetória que revolucionou o jeito de se fazer basquete no Brasil por meio de um movimento de união dos clubes

A Liga Nacional de Basquete comemora nesta quinta-feira (01/08) o seu aniversário de 16 anos. O nascimento em 2008 aconteceu em um período difícil da modalidade, marcado por disputas, processos na Justiça e um Campeonato Nacional que foi interrompido com uma final que nunca terminou. As ideias de dirigentes como Kouros Monadjemi, João Fernando Rossi, Rubens Calixto e Cássio Roque, fortalecido pela união dos principais clubes do Brasil, deram origem ao documento de fundação da LNB.

Aquele ato em 1º de agosto de 2008 mudou a trajetória da modalidade no País. A primeira edição do Novo Basquete Brasil contou com 15 equipes, teve transmissão da TV Globo e sportv, e terminou com o Flamengo como o primeiro campeão. A concepção de Liga, com os clubes no comando, resgatou a credibilidade e trouxe segurança para todo o ecossistema do esporte. Desde então, foram 16 edições do torneio que proporcionou diversão e momentos inesquecíveis aos fãs.

“É o momento de comemorar o trabalho dos clubes da LNB, que há 16 anos se uniram em um momento de incertezas no basquete brasileiro. Com pioneirismo, inovação e sede de desenvolver sempre, estamos desenhando uma linda história no basquete. É ainda mais especial comemorar este aniversário em um momento em que o Brasil está de volta aos Jogos Olímpicos, o que mostra a importância dos esforços conjuntos de todos do nosso ecossistema ao longo dos anos. Sabemos que ainda há muito a desenvolver, mas é muito bom ver que essa união nos coloca sempre no caminho certo”, afirmou Rodrigo Franco Montoro, presidente da LNB.

Relembre 16 fatos importantes na história da LNB:

1 – Fundação, lançamento e primeiro jogo do NBB
Com o nascimento da LNB em 1º de agosto de 2008, o passo seguinte foi o surgimento do Novo Basquete Brasil. O NBB foi oficialmente lançado em 15 de dezembro daquele ano, em evento no Esporte Clube Pinheiros. A primeira edição contou com 15 clubes. O primeiro jogo foi entre Vila Velha e Araraquara, no dia 28 de janeiro de 2009,  no ginásio Jones dos Santos Neves, em Vitória, no Espírito Santo. A equipe da casa venceu por 77 a 56, mas os dois primeiros pontos da história da competição foram anotados por André Bambu, do time visitante.

2 – Primeira transmissão, NBB multiplataforma e pioneirismo
Foi também no dia 28 de janeiro de 2009 que o primeiro jogo do NBB foi transmitido ao vivo. A sportv exibiu o triunfo do Flamengo sobre o Pinheiros por 90 a 89, com um duplo-duplo de Olivinha, que, à época, atuava pela equipe paulista. Já na temporada 2018/19 do NBB, a LNB criou o conceito de multiplataforma, com transmissões no Facebook, Twitter, ESPN, Bandsports, Fox Sports e Band. A LNB se destacou ainda por ser a primeira entidade esportiva do Brasil a fazer transmissões no Facebook e Twitter. Na Twitch, plataforma de streaming, realizou a primeira transmissão de modalidade esportiva que não o futebol.

3 – Jogo das Estrelas
A primeira edição do Jogos das Estrelas do NBB aconteceu no dia 22 de março de 2009, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Os principais ídolos do basquete brasileiro estiveram no evento, que teve disputas de 3 Pontos e Enterradas, além do confronto entre os destaques do campeonato. Desde então, o JDE se consolidou como referência de esporte e entretenimento no País, sempre com atrações e inovações para o público no ginásio ou em alguma tela. Em 29 de janeiro de 2011, no Pedrocão, em Franca, o JDE teve o duelo entre NBB Brasil x NBB Mundo pela primeira vez. Esse jogo foi marcado pela volta do basquete à TV aberta com transmissão ao vivo pela TV Globo. Outra edição marcante foi a primeira no Ibirapuera, em 19 de março de 2017, quando o icônico ginásio recebeu mais de 10 mil pessoas para ver o JDE, que inovou com o Desafio das Celebridades e  o show da banda Jota Quest. A última edição aconteceu no Ibirapuera, no dia 16 de março de 2024, com o padrão de excelência que virou uma marca registrada do JDE.

Ginásio do Ibirapuera recebeu mais de 10 mil pessoas na edição do Jogo das Estrelas de 2017, evento que se tornou um exemplo de sucesso. Foto: Fotojump/LNB

4 – Primeiro campeão e seleto grupo
Em 28 de junho de 2009, com quase 16 mil pessoas na HSBC Arena, o Flamengo superou o Brasília por 76 a 68 na quinta e decisiva partida da série das Finais e se tornou o primeiro campeão do NBB. Derrotado na primeira edição, Brasília conquistou três títulos seguidos. Depois o Rubro-negro reinou por quatro temporadas até que o NBB teve os títulos do Bauru Basket (2016/17) e Paulistano (2017/18). O Flamengo conquistou mais dois títulos, chegando aos atuais sete troféus, até que o Sesi Franca faturou o tricampeonato: 2021/22, 2022/23 e 2023/24.

5 – Maior pontuação individual
Marcelinho Machado é um dos grandes nomes da história do NBB. E reforçou isso no dia 7 de março de 2010, quando anotou 63 pontos em uma única partida, recorde aparentemente inatingível. A lenda também conquistou o maior número de bolas de 3 nesse triunfo do Flamengo contra São José por 101 a 89, com 16 arremessos convertidos do perímetro.

6 – Criação da LDB
Fomentar o esporte sempre foi uma das preocupações da LNB, que em 8 de outubro de 2011 anunciou a criação da Liga de Desenvolvimento de Basquete em parceria com o Ministério do Esporte. A competição nasceu como LDO (Liga de Desenvolvimento Olímpico) e teve 16 clubes na primeira edição, que foi vencida pelo Flamengo. Desde então, a LDB revelou inúmeros atletas para o basquete brasileiro e mundial, como Lucas Dias, Yago, Bruno Caboclo, Gui Santos, entre outros. A LDB continua cada vez mais forte, na sua 13ª edição, com o apoio fundamental do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

7 – Campeões da Copa Intercontinental
Com um campeonato nacional organizado, os times brasileiros voltaram a ter destaque no cenário internacional. Primeiro conquistaram o continente e depois o mundo. O Flamengo foi bicampeão da Copa Intercontinental. O primeiro título veio em 28 de setembro de 2014, com uma vitória sobre o Maccabi Tel Aviv, time israelense campeão europeu, por 90 a 77, na Arena da Barra. A segunda conquista foi em 13 de fevereiro de 2022, quando o time rubro-negro superou o San Pablo Burgos, da Espanha, por 75 a 62, no Cairo (Egito). Já o Sesi Franca, com um game winner de Lucas Dias, derrotou o Telekom Baskets Bonn, da Alemanha, por 70 a 69, em Cingapura, em 24 de setembro de 2023, para conquistar o mundo.

8 – Parceria com a NBA
A importância do NBB ganhou reconhecimento internacional em 11 de dezembro de 2014, quando a LNB assinou contrato de parceria com a NBA, sendo a primeira entidade a firmar uma parceria deste tipo com a maior liga de basquete do mundo. O acordo foi um passo decisivo na direção de tornar a modalidade ainda mais profissional e proporcionou intensa troca de experiências dentro e fora das quadras, como a realização de amistosos entre equipes do NBB e da NBA no Brasil e nos Estados Unidos, viagens de intercâmbio para executivos dos clubes da LNB e a transmissão de jogos dos playoffs NBB no aplicativo da NBA.

Marcelinho Machado em ação pelo Flamengo em partida contra o Orlando Magic, em 2015, no Rio de Janeiro. Foto: Inovafoto

9 – Naming Rights da CAIXA
A LNB assinou um contrato de patrocínio com a Caixa Econômica Federal, que passou a dar nome ao principal campeonato de basquete do País, em 16 de março de 2016. A estreia da parceria aconteceu no Jogo das Estrelas, em Mogi das Cruzes, três dias depois da assinatura do acordo. O NBB Caixa foi mais um marco para a LNB e trouxe ainda mais profissionalismo e credibilidade para o basquete. A parceria durou quatro anos e foi retomada em 23 de agosto de 2023.

10 – Parceria com o CBC
LNB e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) têm uma parceria sólida desde 2017. Inicialmente para viabilizar a LDB, o acordo foi ampliado para o NBB em 14 de agosto de 2020. O apoio contempla todo o suporte de logística dos clubes, árbitros e staff para as competições com aporte das viagens aéreas para as equipes visitantes. O CBC apoia e valoriza as ações de governança nas entidades esportivas para que se estruturem cada vez melhor e possam captar mais recursos, seja pela ascensão de categoria no Programa de Formação de Atletas, seja via Lei de Incentivo ao Esporte, ou pela obtenção de patrocínios.

11 – Vagas olímpicas
Em 10 de setembro de 2011, o Brasil garantiu vaga nos Jogos de Londres-2012 depois de ficar fora de três edições seguidas das Olimpíadas. Aquela seleção, que carimbou o passaporte com um triunfo diante da República Dominicana por 83 a 76, em Mar Del Plata, na Argentina, tinha sete jogadores do NBB: Nezinho, Guilherme Giovannoni, Alex, Marcelinho Machado, Caio Torres, Vitor Benite e Marquinhos. A vaga para Paris-2024, que foi conquistada com uma vitória contra a Letônia, no dia 7 de julho deste ano, contou com nove dos 12 jogadores que já disputaram a Liga de Desenvolvimento de Basquete, competição que desde 2011 colabora para projetar novos talentos para o cenário nacional e internacional. A lista tem Bruno Caboclo, Lucas Dias, Georginho, Yago, Léo Meindl, Gui Santos, Didi, Cristiano Felício e Mãozinha.

12 – NBB com nova identidade
No evento de lançamento da temporada 2022/2023, em 12 de outubro de 2022, a LNB divulgou o novo logo do NBB, que faz justa homenagem ao ídolo Alex Garcia. O tradicional gancho do atleta ganhou destaque e trouxe modernidade para a marca da competição. A lenda do Bauru Basket, que renovou contrato para mais uma temporada aos 44 anos, jogou todas as 16 edições do campeonato e tem quatro títulos no currículo.

13 – Maior NBB da história
Com 19 equipes, o NBB CAIXA 2023/24 foi o maior de todos os tempos. Pela primeira vez na história, 16 equipes melhores colocadas na temporada regular avançaram para disputa dos playoffs, com oitavas de final no formato tradicional. A competição contou com representantes de oito Estados brasileiros e terminou com o terceiro título consecutivo do Sesi Franca, que superou o Flamengo na série das Finais por 3 a 1.

Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB foi lançado em abril deste ano. Foto: Yuri Reuters/LNB

14 – Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB
No dia 11 de abril de 2024, em evento com participação de influenciadores e jornalistas negros, foi lançado o Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB. Em mais um passo da agenda ESG, que representa um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada, ele marcou a implementação da cultura de prevenção e combate ao racismo estrutural e à toda forma de discriminação, em um comum acordo entre todos os envolvidos nos jogos de competições organizadas pela LNB.

15 – Novo logo da LDB
Com inspiração no logo do NBB CAIXA, que homenageou Alex Garcia, a LDB também teve sua identidade visual reformulada e a silhueta de Lucas Dias e seu fadeaway foram estampados no novo logo da competição. Atualmente defendendo o Sesi Franca, o ala-pivô competiu nos cinco primeiros anos de LDB pelo Pinheiros, clube com o qual foi campeão na sua última participação, em 2015. A divulgação foi feita em 31 de maio de 2024 e emocionou o jogador.

16 – Conexão NBB
Em parceria com o departamento de ESG da LNB, o Conexão NBB CAIXA foi uma plataforma criada para ser uma permanente de troca de ideias entre os jogadores e a Liga, com a intenção de inserir os atletas nas tomadas de decisão em diversas áreas do NBB CAIXA. A ideia é criar um senso colaborativo no qual o atleta deve entender a sua responsabilidade como agente de transformação do basquete nacional. Outro objetivo é antecipar o futuro, visando não só a longevidade do atleta como ampliar o leque de perspectivas futuras. Neste cenário, a LNB fechou uma parceria com o Atleta Graduado, que vai disponibilizar descontos exclusivos em 80 cursos de Ensino Superior Profissionalizante para jogadores, técnicos, membros da comissão técnica, dirigentes e árbitros e seus famílias.