#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Elencospoderosos

10-10-2019 | 07:42
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo e Minas abrirão temporada com super duelo entre dois dos melhores elencos do campeonato; Ricardo Bulgarelli analisa os times

As partidas de abertura do NBB CAIXA costumam ser bem interessantes para os amantes do basquete brasileiro, geralmente com duelos entre os últimos finalistas ou algum clássico especial.

Na temporada 2019/2020 não será diferente: teremos um grande confronto entre Minas Tênis Clube e Flamengo, duas das equipes mais tradicionais do Brasil e com elencos fortíssimos. O jogo acontecerá neste sábado (12/10), às 12h50, na Arena MTC, em Belo Horizonte (MG), com transmissão ao vivo na Band.

“Será um jogo difícil para as duas equipes e vai sair vencedor quem jogar melhor. É o primeiro jogo, abertura do campeonato, então será muito bacana. A gente fica muito feliz em ter um duelo duro logo de cara”, afirmou Leandrinho Barbosa.

O Minas se movimentou bastante durante o período de transferências. No total, o clube mineiro acertou a contratação de oito novos jogadores em relação ao último campeonato. São eles: os alas Alex Garcia e Gui Deodato, o ala/pivô Tyrone Curnell, os armadores Davi Rosseto, Alexei e Farad Cobb, e os pivôs Shilton e Devon Scott.

Além deles, a equipe minastenista ainda renovou com o ala/armador Leandrinho Barbosa, que disputou a parte final da última temporada com o time. Todos eles comandados pelo treinador Léo Costa, outra novidade para o NBB CAIXA 2019/2020.

+Trio de alas da Seleção se encontrará na estreia da 12ª edição do NBB CAIXA

Mesclando experiência com juventude, Minas entra forte no NBB CAIXA 2019/2020 (Fotojump/LNB)

Tetracampeão do NBB CAIXA, o experiente Alex Garcia será um dos líderes desse novo time do Minas. Para ele, ter um grande desafio logo na estreia é bom, mesmo com os desafios que serão encontrados na partida, principalmente pelo pouco tempo de trabalho.

“Eu gosto (de estrear com jogo grande). Teremos altos e baixos na partida, justamente pela falta de entrosamento. Mas temos um time com jogadores experientes, chega a hora do jogo e você supre essa falta de entrosamento e tenta resolver dentro de quadra. Nosso grupo é assim, experiente e com entendimento fácil dentro de quadra, não precisa de muita coisa para se entender, então isso facilita e supre essa falta de entrosamento”, disse Alex.

+Jogadores comemoram 100% das transmissões do NBB CAIXA

Do outro lado, o Flamengo manteve grande parte do elenco campeão da última temporada. O trio fundamental no hexacampeonato do clube da Gávea, formado por Franco Balbi, Marquinhos e Olivinha, está confirmado para mais uma temporada, além das permanências de Deryk Ramos, Rafael Mineiro e Jhonatan.

Deixaram a equipe peças importantes como o armador Davi Rosseto e os pivôs David Nesbitt e Anderson Varejão. A reposição, no entanto, foi rápida, com as chegadas de Zach Graham, Léo Demétrio, Leron Black e Pedro Nunes. O treinador Gustavo De Conti falou sobre essas mudanças e ressaltou a qualidade dos atletas.

“Nosso time mudou quatro peças, trouxemos jogadores de outras características, um pouco mais velozes e jovens. Estamos tentando nos adaptar a um sistema de jogo ainda, mas acima de tudo eles são muito talentosos, o que facilita nessa adaptação”, avaliou o comandante.

+O NBB CAIXA mais equilibrado da história? Jogadores analisam nova temporada

Na última semana, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca pela 14ª vez consecutiva, com vitória sobre o Botafogo no Jogo 3 da decisão. O título deixou o time rubro-negro mais confiante para o confronto contra o Minas, que tem tudo para ser uma grande abertura de campeonato.

“Será um grande encontro, com bastante equilíbrio. As equipes ainda não estão na sua melhor forma, nem física nem de conjunto. Em quadra teremos grandes jogadores, de seleção e nível internacional, sem dúvida será um grande espetáculo”, Gustavo De Conti.

+Equipe de transmissões do NBB CAIXA cresce e recebe 13 novos membros

Análise do especialista

Nada melhor do que a opinião de um especialista do assunto. Durante o Podcast “Território NBB CAIXA”, Ricardo Bulgarelli, comentarista do NBB na Web e dos canais ESPN, fez uma análise especial sobre as duas equipes que farão a partida de abertura do NBB CAIXA 2019/2020. Confere aí!

Ricardo Bulgarelli-e-Guilherme Maia-durante-transmissão-basquete-do-NBB

Ricardo Bulgarelli (à esquerda) continuará nas transmissões do NBB CAIXA ao lado de Guilherme Maia (Fotojump/LNB)

– Minas Tênis Clube:

“O Minas investiu forte para essa temporada. Manteve o Leandrinho, um campeão da NBA e Melhor Sexto Homem, que vem para mais um campeonato aqui depois de ter feito um grande papel na Copa do Mundo da China. Você tem o Alex para agregar no lado defensivo, que já levou o prêmio de Melhor Defensor do NBB por oito vezes, com espírito vencedor, o que faltava para o Minas subir de patamar e brigar com as grandes potências do basquete nacional. Tem também o retorno do Tyrone, que costumo falar que é um dos caras mais legais de acompanhar, pela entrega, liderança, provocação, é um jogador que todo torcedor gostaria de ter no seu time. Além de Gui Deodato, Davi Rosseto, Farad Cobb, grandes peças para a segunda unidade da equipe, o que pode fazer a diferença no campeonato”.

– Flamengo:

“Acho que o Flamengo é o time a ser batido ainda, justamente pela manutenção do trabalho, é um time que já se conhece. Você tem Marquinhos, Olivinha, Deryk, Balbi, uma base muito forte, com o comando do Gustavo De Conti, o melhor treinador do país na minha opinião, e que tem o estilo de liderança e o espírito de competitividade bem forte. Além da adição de dois jogadores fantásticos, o Leron Black e o Zach Graham, que brigou pra ser o cestinha da última temporada, ficou atrás apenas do Fuller, e é um cara que já MVP de Liga das Américas e campeão da Copa Intercontinental com o Guaros de Lara. Ele só vai agregar, será mais uma arma perigosa desse ataque que já possui muitas peças boas”.

+Estreia do NBB CAIXA, Franca na NBA e Helinho Garcia: ouça o 4º episódio do “Território”

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.