#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Os melhoresdo NBB

11-06-2021 | 11:01
Por Liga Nacional de Basquete

Com duas lives simultâneas, Premiação dos Melhores do Ano do NBB, oferecida por Budweiser, fechou a temporada 2020/2021 com chave de ouro; confira os vencedores

A temporada 2020/2021 foi encerrada oficialmente em grande estilo. Na noite desta sexta-feira (11/06), a live dos Melhores do Ano do NBB, oferecida por Budweiser, premiou os grandes destaques da última edição do maior campeonato do país em uma cerimônia repleta de surpresas e emoção.

A cerimônia oficial foi transmitida ao vivo no YouTube e no Facebook do NBB, enquanto paralelamente, foi realizado o Sofá dos Melhores, uma live de “react” foi realizada na Twitch do NBB com presença de influenciadores do basquete nacional.

“Entramos nessa temporada com uma esperança de que as coisas fossem melhores do que na anterior. Tivemos uma nova onda de pandemia que nos gerou um desafio muito grande. Quisemos fazer tudo que esteve ao nosso alcance, e por outro lado, tínhamos um protocolo que nos trouxe uma responsabilidade muito grande no ponto de vista da saúde. Acreditamos que nosso protocolo é um dos mais rígidos do esporte nacional. Levamos a temporada com a participação importantíssima de todo o ecossistema da LNB, os clubes, Conselho, diretoria, corpo técnico de excelência e patrocinadores, que foram galgando cada passo com a gente”, declarou o presidente da LNB, Delano Franco.

Lucas Mariano se emocionou ao receber o prêmio de MVP do NBB (Reprodução)

O destaque da noite ficou por conta do pivô Lucas Mariano, que conquistou nada menos que quatro troféus: King of The Season (oferecido por Budweiser), Pivô do Ano e também Líder em Tocos (oferecido por Plastubos). O jogador se emocionou ao ser eleito MVP e agradeceu aos seus companheiros.

“Estou muito emocionado, com o coração muito acelerado! Gente, só tenho a agradecer. Disputar esse título com dois caras que são meus amigos (Georginho e Lucas Dias), que jogaram demais na temporada é a recompensa de todo o meu trabalho e da minha evolução mental e física nessa temporada. Quero agradecer a Deus primeiramente, minha família e minha esposa, que sempre está comigo, e a todos que me ajudaram. Sou muito grato ao São Paulo e à oportunidade que o Cláudio Mortari me deu”, falou o emocionado Lucas Mariano, novo King of The Season do NBB.

+ Temporada especial é coroada com 3 troféus para Lucas Mariano

Companheiro de time de Lucas Mariano, Georginho, que também concorreu a MVP, foi eleito o Armador do Ano do NBB 2020/2021. Além disso, ele também faturou o prêmio de Líder em Eficiência da temporada, com 24,8 por partida.

O Quinteto Ideal do NBB também é formado pelos alas Marquinhos (Flamengo), que faturou o prêmio pela nona vez, e David Jackson (Minas TC), que apareceu na seleção do campeonato pela quarta vez na história.

Vencedor do Troféu Oscar Schdmit de Cestinha do NBB, com média de 22,8 pontos por jogo, Lucas Dias (Sesi Franca) completou o Quinteto Ideal como Pivô do Ano, prêmio este conquistado pela segunda vez em sua carreira – a outra foi em 2017/2018.

Técnico campeão de tudo na temporada, Gustavo De Conti (Flamengo) ganhou o Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano pela quarta vez na história e se isolou ainda mais como treinador que mais venceu o prêmio.

“Tive muita sorte de sempre ter pessoas incríveis ao meu redor. Me sinto obrigado a dividir esse prêmio com toda a minha comissão técnica, sempre falo isso. Desde a época do Paulistano sempre tive muita sorte de ter ótimos dirigentes, ótimos profissionais na comissão, e agora no Flamengo é a mesma coisa. Mas assim como a comissão, é fundamental ter bons jogadores ao seu lado. Se não tiver bons jogadores, nada acontece. Então quero agradecer também aos jogadores que ajudaram o Flamengo a ganhar esse prêmio através da comissão técnica”, disse De Conti.

+ “É sempre uma alegria diferente”, disse Gustavo De Conti 

Outro destaque da noite foi o garoto Gui Santos (Minas TC), de apenas 18 anos, que ganhou nada menos que dois troféus individuais: Destaque Jovem e Maior Evolução. O jogador, que está nos Estados Unidos nas sessões de treinos pré-Draft da NBA, agradeceu as premiações.

“É um momento muito gratificante. Estar entre os principais nomes do país, assumir as rédeas da nova geração do basquete brasileiro e ainda conseguir ter a possibilidade de representar o Brasil fora do país. Não consigo nem explicar o que estou sentindo”, declarou Gui Santos, ao vivo na live.

+ Leia também: Rafael Mineiro é eleito Defensor do Ano; confira o Quinteto de Defesa

Os vencedores dos prêmios dos Melhores do Ano do NBB 2020/2021

Prêmios individuais:

King of The Season (oferecido por Budweiser): Lucas Mariano (São Paulo FC)

Armador do Ano: Georginho (São Paulo FC)

Alas do Ano: David Jackson (Minas TC) e Marquinhos (Flamengo)

Pivôs do Ano: Lucas Dias (Sesi Franca) e Lucas Mariano (São Paulo FC)

Técnico do Ano (Troféu Ary Vidal): Gustavo De Conti (Flamengo)

Sexto Homem do Ano: Léo Demétrio (Flamengo)

Estrangeiro do Ano: David Jackson (Minas)

Destaque Jovem: Gui Santos (Minas)

Maior Evolução: Gui Santos (Minas)

Defensor do Ano (oferecido por Plastubos): Rafael Mineiro (Flamengo)

Quinteto de Defesa (oferecido por Plastubos): Rafael Mineiro (Flamengo), Alex Garcia (Bauru), Bennett (São Paulo FC), Danilo Fuzaro (Sesi Franca) e Jimmy (Paulistano)

Personalidade do Ano: Arialdo Boscolo (Comitê Brasileiro de Clubes – CBC)

 

Prêmios de Estatística:

Cestinha (oferecido por Nike): Lucas Dias (Sesi Franca) – 22,8 pontos por jogo

Reboteiro (oferecido por Plastubos): Mathias (Fortaleza BC) – 9,7 rebotes por jogo

Líder em Assistências: Fúlvio (Mogi) – 8,9 por jogo

Líder em Tocos (oferecido por Plastubos): Lucas Mariano – 1,0 por jogo

Líder em Eficiência: Georginho (São Paulo FC) – 24,8 por jogo

Equipe de Melhor Ataque: Flamengo – 89,2 pontos por jogo

Equipe de Melhor Defesa: Flamengo – 72,7 pontos sofridos por jogo

Equipe Fair Play: Paulistano

 

Prêmios de Arbitragem:

Melhor Trio de Arbitragem: Andreia Regina da Silva (SP), Cristiano Maranho (SC) e Fabiano Huber (GO)

Árbitro Destaque: Cristiano Maranho (SC)

Árbitro Revelação: Gregório Lelis (MG)

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.