HOJE
#Retrospectiva – 2016
Por Liga Nacional de Basquete
Glórias, conquistas memoráveis, eventos e parcerias: confira o compilado dos 16 melhores momentos de 2016 do basquete brasileiro

Flamengo, Vasco, Seleção Brasileira e Jogo das Estrelas estão entre os 16 principais momentos de 2016 (Montagem/LNB)
O ano de 2016 foi histórico para o basquete brasileiro. Com diversas conquistas dentro e fora das quadras, a modalidade da bola laranja atingiu um patamar ainda mais alto em relação aos anos anteriores no Brasil e seguiu a toada de crescimento contínuo.
Dentro das quadras, tivemos os títulos do Flamengo no NBB CAIXA, o quarto consecutivo e quinto na história, o retorno do Vasco da Gama à elite do basquete nacional após 13 anos com o título da Liga Ouro, e as inéditas conquistas do Franca Basquete na Liga de Desenvolvimento (LDB) e do Mogi na Liga Sul-Americana.
Já a Seleção Brasileira também passou por momentos marcantes. Formada apenas por jogadores do NBB CAIXA, o Brasil honrou o país e o campeonato nacional com um digníssimo vice-campeonato Sul-Americano na Venezuela. Mas o ano era de Olimpíada. Na Rio 2016, a Seleção passou por experiências memoráveis e infelizmente não conseguiu à classificação à segunda fase, mas o evento na Cidade Maravilhosa marcou época em solo verde-amarelo.
+Inscreva-se no canal do NBB no Youtube e receba todo conteúdo de maneira exclusiva
Fora das quatro linhas as conquistas foram muitas. A Liga Nacional de Basquete (LNB) viveu um ano histórico e conseguiu nada menos que três parceiros: a Caixa Econômica Federal, que virou patrocinadora máster do NBB CAIXA, a SKY, primeira empresa privada a patrocinar o campeonato, e a Avianca, companhia aérea oficial do NBB. Além disso, a TV Bandeirantes se tornou a nova casa do NBB CAIXA na TV aberta.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Confira os 16 melhores momentos do ano de 2016 do basquete brasileiro:
#1 – Shamell 5.000 pontos (04 de fevereiro)

Maior cestinha da história do NBB CAIXA, Shamell foi o 1º a atingir a marca dos 5 mil pontos (Antonio Penedo/Mogi Helbor)
O primeiro grande feito do ano de 2016 foi veio de Shamell. Maior cestinha de todos os tempos do NBB CAIXA, o norte-americano se tornou o primeiro atleta da história a atingir a marca dos 5.000 pontos na história do campeonato.
+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa sobre o jogo dos 5 mil de Shamell
O feito foi realizado em uma partida no Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP), em que o camisa 24 registrou 14 pontos. No entanto, os rio-clarenses estragaram a festa de Shamell e venceram os mogianos, por 98 a 84.
Na semana seguinte, o Mogi fez uma homenagem a Shamell e entregou uma camisa com o número 5.000 atrás. Durante as Finais do NBB CAIXA, Marcelinho Machado, segundo do ranking, também ultrapassou a marca.
#2 – SKY é anunciada como nova patrocinadora do NBB CAIXA (14 de fevereiro)

SKY e LNB anunciaram extensão do contrato de patrocínio no início da temporada 16/17 (Luiz Pires/LNB)
A SKY, uma das maiores operadoras de televisão do Brasil, se tornou uma das primeiras parcerias da Liga Nacional de Basquete (LNB) no início de 2016. Com o acordo, a empresa se tornou Patrocinadora Oficial do NBB CAIXA.
Este é o primeiro grande parceiro privado do NBB em toda a história. Antes da SKY, as outras empresas que patrocinaram a competição foram as estatais Eletrobras e CAIXA, atual patrocinadora máster do campeonato.
+Clique aqui e confira mais detalhes sobre a parceria com a SKY
No NBB CAIXA, a SKY teve e tem presença em todos os jogos, seja nas quadras (via painéis de LED, placas e na manga da camisa dos árbitros), nas mídias sociais ou nas ativações especiais durante todo o campeonato.
Uma das ações é o #ControledoJogoSKY, que destaca grandes assistências ou atletas dominantes em quadra durante partidas transmitidas pelo #NBBnaWeb e Band. Além disso, todos os Top 10 de assistências do campeonato são oferecidos pela SKY.
#3 – Avianca Brasil se torna companhia aérea oficial do NBB CAIXA (10 de março)
Ainda no início de 2016 o basquete brasileiro foi para as nuvens. No dia 10 de março, a Liga Nacional de Basquete (LNB) assinou um contrato com a Avianca Brasil, uma das maiores companhias aéreas do país, para patrocinar o NBB CAIXA. A parceria envolveu transporte do staff da LNB e as equipes envolvidas com o maior campeonato de basquete do país.
+Confira mais detalhes sobre a parceria entre LNB e Avianca Brasil
Além de toda a exposição com placas em todas as partidas do NBB CAIXA, a Avianca inovou com uma ação pioneira: a Ponte Aérea Avianca. As ponte-aéreas nos jogos transmitidos (#NBBnaWeb ou Band) são divulgadas nas redes sociais e, ao final da temporada, uma votação elege a melhor do campeonato e os vencedores são premiados com passagens para qualquer destino Avianca no Brasil.
Na última edição, a ponte aérea premiada foi a de Larry Taylor e Tyrone, em partida transmitida ao vivo pelo #NBBnaWeb entre Mogi das Cruzes/Helbor e Universo/Vitória. A votação foi feita através de uma enquete no Facebook e a dupla mogiana venceu com 59% dos votos do público.
#4 – Acordo histórico torna CAIXA patrocinadora máster do NBB (16 de março)
A Liga Nacional de Basquete firmou um acordo histórico com a Caixa Econômica Federal. O vínculo entre a instituição financeira e a LNB é válido por quatro anos, com duração até março de 2020, no que se tornou o maior contrato já firmado pela LNB em toda sua história.
+Clique aqui e confira mais detalhes sobre o acordo histórico com a CAIXA

LNB e CAIXA firmaram um acordo histórico e o NBB passou a ser chamado de “NBB CAIXA” (Alex Tavares/Divulgação)
A CAIXA obteve o naming rights do NBB, que passou a ser chamado de NBB CAIXA. Junto disso, a empresa também terá sua marca exposta no piso de todos os ginásios e também nas placas de publicidade durante as partidas, além de patrocinar também a LBF CAIXA (Liga de Basquete Feminino).
#5 – Jogo das Estrelas: Mogi é do Mundo! (19 de março)
O Jogo das Estrelas 2016 foi histórico. Além de todas as atividades extra-quadra de entretenimento, como o inédito #EspaçoJogaJunto, e todas as ações sociais, o evento festivo foi marcado pelo fim da hegemonia verde-amarela no duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo.
Diante de um Hugo Ramos lotado e uma grande festa, a equipe dos estrangeiros venceu, por 138 a 135, e voltou a vencer o Jogo das Estrelas do NBB CAIXA depois de quatro anos.
+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa sobre a vitória do NBB Mundo em Mogi
Em casa, o dono da festa foi o norte-americano Shamell. Com 33 pontos, sete rebotes, sete assistências, quatro roubos de bola e expressivos 40 de eficiência, o ídolo mogiano levou o público ao delírio e faturou o prêmio de MVP do evento festivo pela segunda vez na carreira.
- Torneios individuais têm campeões inéditos (20 de março)
Diferente das edições anteriores, o final de semana das Estrelas do NBB CAIXA foi finalizado com os torneios individuais (Habilidades, 3 pontos, Enterradas e Arremesso das Estrelas), o que finalizou o evento com chave de ouro.
Nas Habilidades, o armador Rafa Luz, do Flamengo, completou o circuito com 28,4 segundos na decisão do torneio e desbancou André Góes (Macaé), Humberto, (Pinheiros), e Gustavinho, (Caxias) e ficou com o título inédito (+Confira mais detalhes aqui).
Na sequência, foi a vez dos 3 pontos. Depois de dois títulos seguidos de Marcelinho (Flamengo), o troféu dos tiros longos permaneceu na família Machado, mas desta vez com Duda, do Solar Cearense. O título veio após bater Shamell (Mogi), Lucas Dias (Pinheiros) e Isaac Sosa (Minas) (+Confira mais detalhes aqui).
Já o Torneio de Enterradas levou o público ao delírio. Com altíssimo nível e plásticas cravadas, o garoto Wesley “Mogi”, do Paulistano, venceu a decisão contra o criativo Guilherme Teichmann, do Rio Claro, e ficou com o troféu de campeão da disputa. (+Confira mais detalhes aqui).
E fechando os torneios individuais, o Arremesso das Estrelas homenageou os ídolos do basquete mogiano que participaram do primeiro título do basquete da cidade (Paulista de 1996). O Time Ratto, formado por JP Batista (Flamengo), Damiris (Corinthians/Americana) e o ex-jogador Ratto, levou a melhor e ficou com o título (+Confira mais detalhes aqui).
#6 – Sampaio Corrêa campeão inédito da LBF CAIXA (26 de abril)
No feminino, o Sampaio Corrêa Basquete (MA) conquistou o inédito título da LBF CAIXA. Diante de seis mil pessoas no Ginásio Castelinho, em São Luis (MA), o time maranhense venceu o Jogo 4 da Final contra o Corinthians/Americana (78 a 50), fechou a série em 3 a 1 e conquistou o título da temporada 2015/2016 da competição das mulher.
+Confira estatísticas, fotos a matéria completa do jogo do título do Sampaio Corrêa
Com média de 18,7 pontos durante a série Final da LBF CAIXA contra a equipe do interior do Estado de São Paulo, a ala Iziane faturou o prêmio de MVP (Jogadora Mais Valiosa) da decisão do campeonato nacional. No jogo do título, a experiente atleta registrou 11 pontos e também teve boa parcela de contribuição.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio máster da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.
#7 – Vasco da Gama conquista Liga Ouro e volta à elite (10 de junho)
O Vasco foi o grande campeão da Liga Ouro 2016. Depois de estar perdendo a série melhor de cinco para o Campo Mourão por 2 a 0, o Gigante da Colina provou que é o “time da virada” e reverteu o cenário, fechado com chave de ouro com uma grande vitória no Jogo 5, em pleno solo paranaense, pelo placar de 87 a 77.
Com 21 pontos, sendo 12 deles no último quarto, o ala Gaúcho foi eleito o MVP das Finais da competição. Com direito a cinco bolas de 3 pontos em seis tentadas (83,3% de aproveitamento), experiente jogador ainda pegou oito rebotes e totalizou 26 de eficiência no jogo do histórico título do clube cruzmaltino.
+Confira mais detalhes da conquista história do Vasco da Gama na Liga Ouro
Desta forma, o Vasco da Gama ganhou o direito de pleitear a uma vaga no NBB CAIXA e selou seu retorno à elite do basquete nacional após 13 anos. Para sua temporada de estreia na competição, a equipe se reforçou expressivamente e trouxe os experientes David Jackson, Nezinho, Murilo, Fiorotto e Wagner.
#8 – Flamengo se sagra pentacampeão do NBB CAIXA (11 de junho)
O Flamengo estendeu ainda mais sua dinastia no NBB CAIXA. Maior campeão da história, o rubro-negro carioca conquistou seu quarto título em sequência e o quinto em todos os tempos da competição ao vencer uma série eletrizante contra o Bauru.
+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do Jogo 5 entre Flamengo e Bauru
Somente no Jogo 5, o clube da Gávea contou com brilho de Marcelinho Machado, autor de um duplo-duplo de 26 pontos e 10 rebotes (32 de eficiência) para levar a melhor no confronto derradeira, na Arena Carioca 2, no Rio de Janeiro (RJ), pelo largo placar de 100 a 66.
Com 22 pontos, nove rebotes e 27 de eficiência no Jogo 5 e 12,5 pontos e 7,2 rebotes de média na série, o ala/pivô Olivinha, presente nos quatro títulos anteriores do Flamengo, foi eleito o MVP da Final desde NBB CAIXA.
#9 – “Seleção NBB CAIXA” faz bonito e é vice do Sul-Americano da Venezuela (05 de julho)

Seleção Brasileira representada apenas por atletas do NBB CAIXA foi vice-campeã do Sul-Americano da Venezuela 2016 (Divulgação/FIBA)
O Brasil foi representado no Sul-Americano da Venezuela somente por jogadores do NBB CAIXA. E fez bonito. Sob o comando de Gustavo De Conti (Paulistano), a equipe verde-amarela fez grande campanha, chegou à grande final e foi derrotada pelos anfitriões, pelo placar de 70 a 60, o que lhe rendeu o honroso vice-campeonato.
Com 12 atletas que atuam no maior campeonato do país, o grupo levado à Caracas ainda conteve metade deles com passagem pela LDB: Davi Rossetto (Basq. Cearense), Henrique Coelho (Franca), Gui Deodato (Bauru), Léo Meindl (Bauru), Jimmy (Mogi), Lucas Mariano (Brasília).
Além dos “filhos” da LDB, os seis mais experientes levados foram o armador Fúlvio (Brasília), os alas/pivôs Olivinha, Rafael Mineiro (Flamengo) e Jefferson (Bauru) e o pivô JP Batista (Flamengo), que perdeu toda a reta final da competição devido a uma lesão.
#10 – Subiu a bola para os Jogos Olímpicos Rio 2016 (06 de agosto)
O dia 06 de agosto foi histórico para o basquete brasileiro. Com partida entre Austrália e França, a seleção da Oceania abriu os Jogos Rio 2016 em grande estilo e vencendo os franceses, por 87 a 66, na Arena Carioca 1.
No dia seguinte (07 de agosto) foi a vez da Seleção Brasileira entrar em quadra, diante da poderosa Lituânia. Depois de ver os adversários abrirem quase 30 pontos, o Brasil reagiu de maneira impressionante, chegou a cortar a diferença para quatro pontos (75 a 71), mas não conseguiu evitar o revés.

Com tapinha de Marquinhos, Brasil venceu Espanha de maneira dramática nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Divulgação/FIBA)
Mas a redenção veio somente no dia 09. Diante da atual campeã europeia Espanha, o time do técnico Ruben Magnano foi gigante, contou com o apoio de sua calorosa torcida na Arena Carioca 1 e bateu os espanhóis com tapinha de Marquinhos nos últimos segundos, pelo placar de 66 a 65.
+Confira como foi a vitória do Brasil sobre a Espanha nos Jogos Rio 2016
Porém, as duras derrotas para Croácia e Argentina pesaram, e Seleção Brasileira não conseguiu a classificação à próxima fase dos Jogos Olímpicos. Nem mesmo a vitória sobre Nigéria na última rodada foi capaz de mudar o cenário. No entanto, mesmo com a eliminação, a Olimpíada foi um marco histórico para a modalidade no país, que tem três bronzes olímpicos na história (1948, 1960 e 1964)
#11 – Franca é campeão inédito da LDB (10 de setembro)
O Franca Basquete foi o campeão da LDB 2016. Em parceria com o Sesi-SP, a equipe da Capital do Basquete apresentou um basquete de primeira qualidade, foi amplamente superior durante a competição e conquistou o inédito título de maneira invicta. Na grande final, a equipe do técnico Daniel Wattfy venceu o São José Basquete, em São Bernardo do Campo (SP), por 66 a 50.
+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa da partida do título do Franca na LDB
O pivô João Pedro Demétrio foi o MVP da Série Ouro da LDB 2016. Autor de 12 pontos e nove rebotes da partida do título, o jogador de 21 anos foi eleito o Jogador Mais Valioso do hexagonal final, com médias de 10,8 pontos e 10,1 rebotes nos cinco últimos jogos do campeonato.
Destaque da equipe adulta no NBB CAIXA 2016/2017, Alexey Borges foi um dos grandes nomes da conquista francana. O armador foi o cestinha da partida do título, com 19 pontos, além de ter dado cinco assistências e totalizado 20 de eficiência – o mais eficiente da decisão pelo troféu.
#12 – “Magia” toma conta da 2ª edição do NBB MKT Summit (15 de setembro)
A segunda edição do NBB Marketing Summit foi um sucesso. No Teatro das Artes do Shopping Eldorado, em São Paulo (SP), a Liga Nacional de Basquete (LNB) apresentou, em ação conjunta com a NBA, o trabalho que vem realizando dentro do basquete nacional a mais de 400 pessoas, dentre eles profissionais do marketing de empresas e agências convidadas, além de alguns diretores e técnicos de clubes filiados à entidade.
O evento foi composto por seis palestras. A principal delas foi ministrada pelo executivo norte-americano Emilio Collins, vice-presidente executivo de parcerias globais da NBA, que falou sobre as possibilidades comerciais que a NBA e o basquete podem trazer não só ao mercado brasileiro mas para todo o mundo.
+Confira mais detalhes sobre a 2ª edição do NBB MKT Summit, realizado em SP
Além deles, palestraram também a francesa Marie Sornin, head de desenvolvimento internacional e parcerias de conteúdo do Twitter, José Colagrossi, diretor executivo do Ibope REPUCOM, Alvaro Cotta, gerente de marketing da LNB, e Arnon de Mello, vice-presidente da NBA na América Latina. Entre as atividades, o grupo circense Universo Casuo fez diversas apresentações de entretenimento.
#13 – Band passa a ser a nova casa do NBB CAIXA na TV aberta (01 de novembro)
O NBB CAIXA conseguiu uma nova casa na TV aberta. Durante o evento de lançamento da temporada 2016/2017, no dia 01 de novembro, em São Paulo, a TV Bandeirantes foi anunciada como nova parceira para transmissões dos jogos do maior campeonato de basquete do país.
Conhecida como o “canal do esporte”, por ter sido pioneira em transmissões da NBA, dos campeonatos italiano e espanhol de futebol e também da Fórmula Indy no Brasil na década de 90, a Band viverá sua primeira experiência no NBB CAIXA com transmissões em todos os sábados até o fim do campeonato.

Partida entre Bauru e Flamengo marcou a primeira transmissão do NBB CAIXA na TV Bandeirantes (João Pires/LNB)
A primeira partida da temporada já contará com transmissão ao vivo da Band. Neste sábado (05/11), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, Gocil/Bauru Basket e Flamengo abrirão a competição, em uma reedição das duas últimas decisões. O duelo também será transmitido pelo SporTV.
#14 – NBB CAIXA 16/17 é aberto com duelo épico entre Bauru e Flamengo (05 de novembro)
O NBB CAIXA 2016/2017 foi aberto em grandíssimo estilo com uma batalha épica. Rivais nas duas últimas Finais da competição, Gocil/Bauru Basket e Flamengo fizeram um jogo histórico no Panela de Pressão. Depois de duas prorrogações, os cariocas venceram por 100 a 97 e abriram a nona edição com uma bela vitória.
Durante toda a partida, Bauru e Flamengo travaram um duelo extremamente equilibrado. Ao todo, o confronto teve 16 trocas de liderança e esteve empatado em outras 16 oportunidades. A maior diferença entre as equipes foi de oito pontos a favor do Bauru durante o segundo quarto (25 a 17).
+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa da partida entre Bauru e Flamengo
O grande destaque do Flamengo na partida ficou por conta de JP Batista. Mostrando sua costumeira categoria no garrafão com direito a um altíssimo aproveitamento nos arremessos, o pivô foi o cestinha da equipe, com 29 pontos, e ainda garantiu um duplo-duplo com 12 rebotes.
Do lado do Bauru, o principal atleta em quadra foi Alex Garcia, cestinha do jogo, com 30 pontos. Comandando a equipe em quadra o tempo todo, o “Brabo” ainda somou seis rebotes e cinco assistências para totalizar 30 pontos de eficiência – maior marca da partida.
#15 – Mogi campeão da Liga Sul-Americana
O Mogi das Cruzes/Helbor conquistou o inédito título da Liga Sul-Americana 2016. Na Argentina, a equipe mogiana bateu o Weber Bahía Blanca (ARG) e levou a melhor, de maneira dramática, por 84 a 81. Com isso, fechou a série final em 3 a 0 e foi o campeão.
Este foi o primeiro título internacional na história do Mogi, que recentemente havia encerrado um jejum de títulos que já durava 20 anos ao faturar o Campeonato Paulista 2016. Além disso, com o título, Brasil chegou ao seu quarto título consecutivo na Liga Sul-Americana e engatou a maior sequência de um país na história do mais importante torneio interclubes do continente.
+Confira mais detalhes sobre a conquista do Mogi na Liga Sul-Americana

Mogi conquistou seu primeiro título internacional, e Brasil emplacou a maior sequência de títulos da Liga Sul-Americana (Divulgação/FIBA Américas)
Com 21 pontos e um papel decisivo na virada da vitória do título, o norte-americano Shamell foi eleito o MVP da da Liga Sul-Americana 2016. Nos dois últimos jogos, o capitão do Mogi foi crucial para os triunfos no Hugo Ramos e teve sua importância coroada com o troféu de Jogador Mais Valioso da série.
#16 – João Fernando Rossi é eleito presidente da LNB a partir de 2017 (06 de dezembro)
Em 2017 a Liga Nacional de Basquete (LNB) estará de presidente novo. Em Assembleia Geral, realizada na sede da entidade, em São Paulo, João Fernando Rossi foi eleito por aclamação e se manteve como mandatário da LNB para o próximo biênio.
Vice-presidente da LNB nos últimos quatro anos, Rossi substitui Cássio Roque no posto de mandatário. Desde sua fundação, há oito anos, a entidade terá seu terceiro presidente diferente – Kouros Monadjemi (2009 a 2012) e Cassio (2013 a 2016).
+Novo corpo diretivo também foi anunciado junto com João Fernando Rossi
Além da escolha do novo presidente, a Assembleia desta terça também teve a nomeação de duas novas equipes ao Conselho de Administração. Solar Cearense e EC Pinheiros se juntaram a Flamengo, Paulistano, UniCEUB/BRBCARD/Brasília, Franca Basquete e Minas Tênis Clube no corpo diretivo da LNB.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca


