HOJE
Pegou fogo
Por Liga Nacional de Basquete
Durante semana que antecedeu a Final do NBB5, equipes esquentaram mercado de transferências do basquete brasileiro; veja movimentação dos times

Cestinha do NBB5, norte-americano Holloway defenderá o Paulistano na temporada 2013/2014 (Della Rocca/LSB)
Não foi só a decisão da temporada 2012/2013 do NBB que agitou a última semana no basquete brasileiro. Alheios à Final da maior competição de basquete do país, que terminou com a vitória do Flamengo sobre o Unitri/Universo, por 77 a 70, no último sábado, muitas equipes aproveitaram para começarem a montagem de seus elencos para a próxima edição do campeonato nacional.
Na capital paulista, Pinheiros/SKY e Palmeiras conseguiram manter a base dos times que disputaram a quinta edição do NBB. O clube pinheirense, que já havia acertado a permanência do ala/pivô Rafael Mineiro, renovou os contratos dos norte-americanos Shamell e Joe Smith, do armador Paulinho, e dos pivôs André Bambu e Morro. Enquanto isso, a equipe do Palestra Itália também confirmou a continuidade de seis atletas em seu plantel: o trio de jogadores nascidos nos Estados Unidos, Caleb Brown, Antwaine Wiggins e Tyrone Curnell, o ala Guto e os pivôs Marcão e Tiagão.
Além da manutenção dos principais nomes de sua campanha na temporada 2012/2013, o esquadrão palmeirense também anunciou a contratação do armador Neto, que fez uma boa campanha com a Liga Sorocabana no NBB 5, ao somar média de 13,6 pontos por jogo, além de liderar o ranking de roubadas de bola do campeonato, com 2,11 desarmes por partida.
Se Palmeiras e Pinheiros ganharam destaque por conseguirem manter boa parte de seus elencos, o outro clube da capital paulista confirmado para a sexta edição do campeonato nacional conseguiu acertar com bons nomes para a próxima temporada. Depois de confirmar a contratação do armador norte-americano Kenny Dawkins, ex-Liga Sorocabana, o Paulistano/Unimed acertou com seu compatriota Desmond Holloway, que também atuou pelo time sorocabano no NBB5.
Em sua primeira temporada no Brasil, Holloway foi um dos destaques da competição e fechou sua participação como o maior pontuador de todo o campeonato – média de 20,3 pontos por jogo. Além do cestinha do NBB5, o time dirigido pelo técnico Gustavo De Conti também contratou o ala/pivô César Fabretti, que estava no Tijuca/Rio de Janeiro, e renovou os contratos do ala Pedro e do ala/pivô Renato Carbonari.
Quem também se movimentou bastante na última semana foi o Winner/Kabum/Limeira. Sem perder tempo, a agremiação do interior paulista garantiu as permanências dos armadores Hélio e Ronald Ramon, acertou os retornos do ala/pivô Teichmann e do pivô Bruno Fiorotto, ambos campeões paulistas pela equipe em 2009, e ainda acertou com o pivô Renan Leichtweis, que defendeu as cores do Tijuca no último NBB.

Depois de brilhar no Paulistano, Elinho acertou com o Minas (João Pires/LNB)
E não foi só no Estado de São Paulo que os times se movimentaram no mercado da bola laranja. Depois de comunicar a dispensa do técnico Raul Togni, o Icatu/Minas confirmou seus dois primeiros reforços para a sexta temporada do NBB.
Para a armação, a equipe da capital mineira acertou com Elinho, que se destacou nas duas últimas temporadas da competição nacional com a camisa do Paulistano. Convocado para a Seleção Brasileira de Novos, o atleta somou médias de 11,1 pontos e 3,4 assistências por partida no NBB5.
Outra contratação do clube de Belo Horizonte foi o ala Rafa Moreira, de 21 anos, que chega para compor o elenco do time tanto no NBB quanto na LDB. Além disso, o time minastenista também confirmou a permanência dos jovens Danilo Fuzaro e Leonardo Demetrio.
Ainda em Minas Gerais, o vice-campeão do NBB5, Unitri/Universo, acertou a renovação de contrato de quatro jogadores: Audrei, Cipolini, Gruber e Léo Waszkiewicz.
Enquanto isso, o Basquete Cerarense, que estreou na competição nacional com uma honrosa campanha que teve fim nas oitavas de final, após uma derrota por três a dois na série contra o Paulistano, manteve os principais jogadores do seu elenco.
Ficaram o ala/pivô Felipe Ribeiro, maior pontuador do time nordestino e jogador mais eficiente da fase de classificação do NBB5, o pivô Drudi e o ala/armador André Goés, segundo e terceiro cestinhas da equipe no campeonato, respectivamente, os armadores Matheus e Davi Rossetto e os jovens Victor Gusmão e Rômulo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca