#JOGAJUNTO

LNB / NBB Caixa

Retrospectiva2021

31-12-2021 | 04:03
Por Liga Nacional de Basquete

Inovação, desafios, superação e muito trabalho: confira os principais momentos do basquete brasileiro em 2021

O ano de 2021 está chegando ao fim. Muita coisa aconteceu e várias lembranças ficarão, certamente, marcadas em nossas memórias.

Foi mais um ano atípico, com pandemia da Covid-19 e outros fatores. Mesmo assim, com diversas adversidades e percalços no caminho, o trabalho em prol do basquete brasileiro não parou. Por isso, listamos alguns dos momentos mais importantes da Liga Nacional de Basquete (LNB) neste 2021.

Nova Diretoria da LNB: Ciclo 2021/2022 – 08 de janeiro 

A nova Presidência da Liga Nacional de Basquete (LNB), formada pelo presidente Delano Franco e o vice Carlos Donzelli, anunciou os membros da diretoria normativa do ciclo 2021 – 2022. Ao todo, 22 colaboradores foram nomeados para fazerem parte da diretoria, que inclui as seguintes áreas de atuação: Conselho da Presidência, Conselho Fiscal, Ouvidoria e a Vice-Presidência.

“Fico muito honrado em ter sido escolhido presidente da Liga Nacional de Basquete para os próximos dois anos. A entidade é um case de sucesso em meio às dificuldades que marcam os esportes olímpicos no Brasil. Espero que, com a valiosa ajuda da diretoria e do conselho de administração da Liga, assim como seu excelente corpo técnico, consigamos galgar mais alguns degraus em nosso desenvolvimento, contribuindo para grandeza do basquete Brasileiro”, afirmou o novo presidente.

A nova diretoria da LNB – Ciclo 2021-2022 (Arte/LDB)

A lista completa dos membros você confere na matéria:

+ Diretoria da LNB: ciclo 2021/2022

NBB Finalista da Samba Digital – 14 de janeiro 

O NBB teve a ação “Queen of Fans”, realizada em parceria com a Budweiser, indicada na categoria “Engajamento” do Samba Digital Awards, premiação anual que reuniu as melhores campanhas digitais da América Latina em 2020.

Nesta categoria, o NBB concorreu com mais cinco participantes, sendo eles: América (MEX) com a campanha “Gracias, Enfermero!”, Athletico-PR (BRA) com a campanha “Solta a Voz”, Atlético-MG (BRA) com a campanha “Manto da Massa”, Deportivo Cali (COL) com a campanha Estadio Virtual e o Talleres (ARG) com a campanha “La Vida a Tu Lado”.

Nossa quarta colocação marca o reconhecimento do trabalho desenvolvido no maior movimento de renovação do esporte brasileiro. Ter sido a única entidade esportiva fora do futebol a ser indicada para a premiação, contando ainda as outras categorias, como Ação Social e Conteúdo Audiovisual, em que ao todo 18 iniciativas foram indicadas, corrobora ainda mais para a excelência que a competição busca e vem alcançando ano após ano.

+ NBB é quarto colocado em premiação internacional 

Copa Super 8 – 23 de janeiro 

O Flamengo foi o grande campeão da Copa Super 8 2020/2021. O rubro-negro carioca conquistou o bicampeonato após bater o São Paulo na final por 79 a 71. No caminho até o título, o clube da Gávea ainda venceu o Sesi Franca Basquete (quartas) e o Zopone/Unimed Bauru Basket (semi).

Essencial no título do Flamengo, Olivinha conquistou o prêmio “King Of The Cup” de MVP da Copa Super 8, oferecido pela Budweiser. O ala/pivô teve ótimas médias de 15,3 pontos, 8,3 rebotes e 17,0 de eficiência nos três jogos da competição.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

+ Olivinha: o King Of The Cup

Jogo Das Estrelas – 19 e 20 de março 

Os dias 19 e 20 de março de 2021 marcaram uma nova era no Jogo das Estrelas do NBB. Em um cenário de pandemia, o evento, que desde sua primeira edição em 2009 era planejado para o entretenimento do fã dentro do ginásio, se transformou em uma experiência digital e interativa, com conteúdos feitos para as transmissões e entregas comerciais aos patrocinadores do evento, tanto na TV quanto nas redes sociais. E de quebra, se tornou uma grande ação social em prol das famílias afetadas pela Covid-19.

Time Brabo x Time Shamell pelo Jogo das Estrelas 2021 (João Pires/LNB)

A nova realidade trouxe um grande desafio para a LNB, que mais do que se adaptar, precisou, de fato, inovar para a edição 2021 do evento, realizada no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (SP), com direito a um novo formato com quatro equipes e transmissões na ESPN, TV Cultura, Facebook do NBB e Twitch no Canal Nunca Mexa.

+ Saiba mais em: a nova era do Jogo Das Estrelas

+ Jogo Das Estrelas em números

Brabo – Qualidade que Resiste – 07 de abril

A Liga Nacional de Basquete e a Plastubos, que foi patrocinadora oficial do NBB nas duas últimas temporadas, apresentaram um mini documentário especial sobre a vida e carreira de Alex Garcia, uma das maiores lendas do basquete brasileiro.

Com nome “Brabo – Qualidade que Resiste”, o mini documentário teve quatro episódios, que foram publicados nos canais oficiais do NBB no Facebook e YouTube.

Produzido em parceria com o Grupo LX, o mini documentário explorou as fases da carreira de Alex Garcia desde o início, mostrando o surgimento do interesse pelo basquete, os primeiros passos na modalidade, a passagem pela NBA, os 20 anos de Seleção Brasileira, os títulos do NBB e a mentalidade vencedora que dura até hoje.

+ Confira o Doc na íntegra

Playoffs do NBB 2020/2021: experiência Budweiser – 23 de abril 

Os fãs de basquete acompanharam alguns jogos decisivos dos Playoffs do NBB de uma maneira diferente este ano. A Budweiser, patrocinadora oficial do principal campeonato de basquete do país nas últimas três temporadas, ofereceu uma experiência exclusiva em sete partidas do mata-mata, por meio de streaming ao vivo na Twitch.

Experiência Budweiser nos playoffs do NBB 2020/2021 com jogos na Twitch (Arte/LNB)

Outra novidade nessa iniciativa do NBB com a Budweiser foi a distribuição dos jogos para outros canais na Twitch. Além do perfil oficial do NBB, que teve a narração e comentários de sua tradicional equipe de transmissão, o fã de basquete pôde acompanhar essas partidas de playoffs através de outros canais de influenciadores, como o dos rappers Marcelo D2 e Predella (Costa Gold), e dos produtores de conteúdo de basquete Nunca Mexa (apresentado por Douglas “Ninja” Viegas), Basquete Pra Vida (Victão) e Café Belgrado (Guilherme Tadeu e Lucas Nepopop).

+ Experiência Budweiser

Finais 202o/2021: Flamengo x São Paulo – 22 de maio 

A grande final do NBB 2020/2021 foi mais do que especial e contou dois clubes de torcidas gigantescas: Flamengo e São Paulo. O campeão foi o Flamengo, após vencer a série melhor de cinco jogos por 3 a 0.

Heptacampeão: Flamengo vence São Paulo por 3 x 0 e conquista mais um título do NBB (João Pires/LNB)

Além do espetáculo em si, que contou com grandes estrelas do basquete brasileiro nos dois lados da quadra, as Finais tiveram um grande impacto no ambiente digital. Foram várias as opções de conteúdos, entre lives com parceiros e transmissões em diferentes plataformas.

+ O impacto digital das Finais do NBB 2021/2022

Premiação dos Melhores do Ano – 11 de junho 

A temporada 2020/2021 foi encerrada oficialmente em grande estilo com a Premiação dos Melhores do Ano. Em live realizada no dia 11 de junho, oferecida pela Budweiser, os grandes destaques da última edição do maior campeonato do país foram premiados em uma cerimônia repleta de surpresas e emoção.

Lucas Mariano se emocionou na entrega do prêmio de King of The Season do NBB 2020/2021 (Divulgação)

A cerimônia oficial foi transmitida ao vivo no YouTube e no Facebook do NBB, enquanto paralelamente, na Twitch do NBB foi realizado o Sofá dos Melhores, uma live de “react” com a presença de influenciadores do basquete nacional.

+ Live de Premiação dos Melhores do Ano do NBB foi um sucesso

Duas indicações ao Prêmio Máquina do Esporte – 22 de junho 

O NBB recebeu mais um expressivo reconhecimento nas esferas de comunicação e marketing. Duas ações realizadas em parceria com patrocinadores concorreram ao Prêmio Máquina do Esporte 2020, uma das premiações mais relevantes no mercado do marketing esportivo do país.

O King of Fans, realizado em parceria com a Budweiser, foi indicado na categoria Relacionamento com o Fã, e a #ABolaDoJogo, oferecida pela Penalty e com apoio da Trama Comunicação, apareceu entre as melhores na categoria Ação de Comunicação/Relações Públicas.

+ Saiba mais sobre as ações e as indicações ao Prêmio Máquina do Esporte

LDB 2021: mais times e transmissões – 22 de julho a 02 de outubro

A edição de 2021 do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete, realizada com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), foi recheada de novidades. A começar pelo número de equipes, que subiu de 13 para 22 (em relação ao campeonato realizado em 2019), além da mudança no limite de idade, tornando-se uma competição sub-22 (nascidos a partir de 1999). A competição teve partidas transmitidas desde a primeira fase no canal oficial do NBB no Youtube e na Twitch do Café Belgrado.

LDB 2021: mais equipes e transmissões durante toda a competição (Arte/LNB)

+ Todos a postos: vai começar a LDB 2021!

Pinheiros e Paulistano decidiram o título mais uma vez

Assim como na decisão de 2018, Pinheiros e Paulistano chegaram mais uma vez à grande final da LDB. O Pinheiros venceu o Minas liderado por Gui Santos na semifinal, enquanto o CAP superou o Franca de Márcio e companhia na outra chave.

Tetracampeão: Pinheiros vence Paulistano e conquista a LDB 2021 (João Pires/LNB)

Na final realizada no dia 02 de outubro, o Pinheiros levou a melhor mais uma vez, com vitória em pleno Ginásio Antonio Prado Jr, por 70 x 61, conquistando o tetracampeonato da competição – maior vencedor da história da LDB. Os grandes destaques do título ficaram por conta de Gui Abreu (MVP da Final) e Dikembe (MVP da LDB), com 10 pontos, 14 rebotes e 22 de eficiência e 13 pontos, 14 rebotes e 16 de eficiência na Final, respectivamente.

+ Tetracampeão: a hegemonia do Pinheiros na LDB
+ Os premiados da LDB 2021

Arena Hub e LNB: juntos pela inovação – 04 de agosto

Com 13 anos de esforços em prol do basquete brasileiro, a LNB se uniu ao Arena Hub – maior centro de inovação e fomento do empreendedorismo esportivo da América Latina – para fortalecer alianças com um ecossistema que trabalha para desenvolver soluções e gerar negócios para a indústria esportiva.

A LNB é reconhecida pela inovação tanto em relação à gestão e à governança como também nas inovações tecnológicas. Isso se deu com o sistema de estatísticas e depois na produção de conteúdo próprio, entre várias outras iniciativas. As ações de sucesso fazem parte das tendências entre o mercado esportivo: a interação com dados e maior engajamento de fãs.

LNB e Arena Hub: juntos pela inovação! (Arte/LNB)

“Ser parceiro do Arena Hub proporciona para a Liga Nacional de Basquete uma diversidade de soluções que podem alavancar ainda mais nossos processos de desenvolvimento para todo o ecossistema que abrange a LNB. Certamente todos sairão ganhando com o desenvolvimento que há por vir a partir desse acordo. Todos os stakeholders certamente serão impactados e será um prazer compartilhar e obter conhecimento em um ambiente tão rico”, afirma Sérgio Domenici, Superintendente da LNB.

+ Arena Hub e LNB estão juntas para ampliar os negócios voltados ao basquete brasileiro

Accor é a nova parceira do NBB – 21 de setembro 

Em setembro, a Liga Nacional de Basquete fechou acordo com a ACCOR, multinacional francesa com mais de cinco mil hotéis espalhados pelo mundo. A parceria abrange a LNB e seu staff, bem como clubes, atletas, comissões técnicas e equipes de arbitragem. Enquanto a LNB e staff têm direito a hospedagens, as equipes usufruem de condições especiais para se hospedarem na rede.

+ Accor é a mais nova parceira do NBB

“A Bola do Jogo 2021/2022” tem votação aberta – 28 de setembro

Após o sucesso em 2020, a Penalty e a Liga Nacional de Basquete (LNB) abriram ao público a votação da “A Bola do Jogo 2021/2022”, concurso cultural que tem o objetivo de gerar engajamento e fortalecer a modalidade esportiva nas comunidades. Realizada em parceria com a LNB, a ação deste ano contou com uma dinâmica diferente daquela realizada no ano passado: os 17 times que integrarão o torneio foram convidados a participar da iniciativa, com a indicação de um artista regional para executar a missão.

É importante ressaltar que a estratégia da campanha com o foco na regionalização não para por aí. Todas as bolas que foram criadas para esta edição do concurso vão seguir para um leilão virtual na Play For a Cause, empresa que tem a proposta de promover leilões relacionados ao esporte e ao entretenimento para gerar recursos financeiros em prol de projetos e instituições com foco em educação e inclusão no Brasil e no mundo.

“A Bola do Jogo” voltou com um conceito diferente da primeira edição do concurso (Arte/LNB)

Delano Franco, Presidente da Liga Nacional de Basquete, comenta a importância do concurso. “Com essa ação, queremos aproximar os artistas dos clubes e seus torcedores. Os 17 times do NBB estão participando da #BoladoJogo e irão ajudar instituições de caridade. A parceria com a Penalty nos proporciona inovar sempre e reforçar o papel social da Liga Nacional de Basquete”, completa Franco.

+ Penalty e LNB abrem votação para o concurso “A Bola do Jogo 2021/2022”
+ “A Bola do Jogo II”: explicando o conceito dos desenhos

NBB 2021/2022 lançado com sucesso – 19 de outubro

O lançamento oficial da temporada 2021/2022 do NBB aconteceu no Clube Athletico Paulistano, em São Paulo. O evento, transmitido ao vivo pelas redes sociais da LNB,  contou com a presença da diretoria da Liga Nacional de Basquete, representantes de patrocinadores, técnicos e jogadores das 17 equipes que participam da competição nesta temporada.

Evento de lançamento do NBB 2021/2022 foi um sucesso (João Pires/LNB)

O apresentador Bruno Laurence, comentarista oficial do NBB, conduziu painéis que tiveram a participação de diversos atletas, de Delano Franco e Carlos Donzelli, presidente e vice-presidente da Liga Nacional de Basquete, respectivamente; de Carlos Maluf, Head de Esportes da ESPN no Brasil; de Vladir Lemos, Diretor de Esportes da TV Cultura, e de Paulo Movizzo, presidente do Paulistano e anfitrião da cerimônia.

+ Evento de lançamento do NBB 2021/2022 foi um sucesso

Na reedição da última final, o Flamengo venceu São Paulo na abertura da competição

Após meses de espera, a bola subiu mais uma vez no NBB, no sábado (23/10). O maior campeonato de basquete do Brasil abriu a temporada 2021/2022 com uma grande partida entre São Paulo e Flamengo, no Ginásio do Morumbi, casa do São Paulo, e com um detalhe especial: a volta do público aos ginásios. Mesmo com o apoio da torcida são-paulina, quem saiu com o resultado positivo foi o rubro-negro carioca, que venceu por 86 a 61.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Entre os diversos destaques da equipe do Flamengo, o pivô JP Batista foi quem mais chamou a atenção na partida, com seus 17 pontos, sete rebotes e quatro assistências, além de terminar com 24 de eficiência. A dupla de gringos também estreou com o pé direito no basquete brasileiro: Dar Tucker anotou 10 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, enquanto Brandon Robinson finalizou com 14 pontos, oito rebotes e seis assistências.

It’s Showtime! NBB e SKY anunciam programa semanal – 01 de novembro

A parceria entre NBB e SKY trouxe mais uma novidade incrível para os fãs do esporte da bola laranja: o programa semanal NBB Showtime, que traz análises, temas culturais, arte, música e quadros divertidos, com presença de convidados ao vivo e muita descontração. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 19 horas, ao vivo no YouTube e Facebook do NBB.

No comando do Show Time, uma dupla super entrosada: o comentaristas Marcel Pedroza, “a Enciclopédia do Basquete”, e Gustavinho Lima, ex-jogador do NBB e entusiasta de assuntos culturais. O entrosamento dos dois vem anos de amizade e também do Diquinta Podcast, um dos principais podcasts do basquete brasileiro.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

+ Vem aí o NBB Showtime: programa semanal oferecido pela SKY

NBB & SKY: várias iniciativas

Além do NBB Showtime, a SKY ofereceu uma experiência única em 20 partidas da fase de classificação do NBB, ao vivo no YouTube e Facebook do NBB. Neles, a marca ainda promove a ação social “Corona no Paredão”, que tem objetivo de ajudar família afetadas pela pandemia.

Em parceria com o instituto Gerando Falcões, a SKY doará uma cesta básica para cada ponto feito nessas respectivas partidas. Ou seja: um jogo com placar de 100 x 99, serão 199 cestas básicas doadas.

Vem aí a Copa Super 8 SKY – 20 de dezembro

Vem aí mais uma edição da Copa Super 8! Desta vez, com um diferencial: o torneio será oferecido pela SKY. Ou seja, vem aí a Copa Super 8 SKY! Entre os dias 15 e 22 de janeiro, os oito melhores times do primeiro turno do NBB disputarão o título e uma vaga na Basketball Champions League Américas.

O anúncio da Copa Super 8 SKY aconteceu durante o programa NBB Showtime (também oferecido pela SKY) no dia 20 de dezembro. Diretamente do escritório da SKY em São Paulo, os apresentadores Marcel Pedroza e Gustavinho Lima receberam as visitas de Raphael Denadai, presidente da SKY, e Carlos Donzelli, vice-presidente da Liga Nacional de Basquete, para anunciarem oficialmente a competição no início do próximo mês.

Diretamente do prédio da SKY em São Paulo, Copa Super 8 SKY foi lançada ao vivo no NBB Showtime (Willian Oliveira/LNB)

“A SKY para a gente é muito mais que uma parceira. A presença deles no basquete brasileiro vem desde 2009 e desde então a gente vem construindo uma história que já pode ser considerada um filme devido a tantos capítulos de sucesso. Agora ainda mais, com essa parceria na Copa Super 8 SKY, que é algo inédito na história da competição. Esse ano o torneio está imperdível, todos os times vão entrar com condições de conquistar essa taça”, afirmou Carlos Donzelli, vice-presidente da LNB.

+ Copa Super 8 SKY é anunciada oficialmente durante o NBB Showtime

Esse é um resumo do que aconteceu no #NossoBasquete em 2021! Tem muito mais vindo por aí em 2022… Desejamos um Feliz Ano Novo para todos os amantes do basquete brasileiro e contamos com todos vocês para melhorar cada dia mais o nosso esporte tão querido e apaixonante!

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.